QUEM SOMOS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, localizada na comunidade de Coxilha Seca, 1º distrito de Três Arroios, distante aproximadamente 11 km da sede, teve seu início de funcionamento no ano de 1928. Deste período em diante, por aproximadamente 50 anos, era mantida pelos pais dos alunos.

A área do imóvel, que teve como transmitente Hilário Serafin. Comerciante, 16/09/1952, com o título escritura de doação, para a escola Maurício Cardoso, lote rural nº 72 da Linha 2, Secção Dourado com 1200m². Registro da escritura em 22/01/53 nº do registro 32.983 nº do livro 3 “R” e número da folha 202 da comarca de Erechim.

A primeira escola era de madeira e foi totalmente danificada por um incêndio. Outra escola foi construída, também de madeira, que após muitos anos foi desativada por não se encontrar em condições físicas de funcionamento. Em 1981, Elói João Zanella, prefeito de Erechim na época, tornou a construir um novo estabelecimento de ensino, de alvenaria, sendo o mesmo inaugurado em novembro do mesmo ano.
Do ano de 1928 a 1987, esta escola pertencia ao município de Erechim. Com a emancipação de Três Arroios, em 30/11/1987, esta passou a pertencer a este município.

JUSTIFICATIVA
A escola propõe uma prática que tenha possibilidades de criar condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificadas. Um lugar onde os valores morais são refletidos e os alunos desenvolvam a arte do diálogo; condições estas fundamentais para exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente.

Nela ter um convívio organizado de maneira que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade sejam vivenciados e compreendidos pela comunidade escolar, como aliados à perspectiva de uma vida melhor.
Um ensino de qualidade que busque formar cidadãos conscientes, capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, possibilitando adaptações às complexas condições e alternativas de vida que temos hoje.

FILOSOFIA
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso tem como compromisso:
Educar para viver e conviver em Sociedade.